O problema da existência

  Você já deve ter se perguntado: “Por que vivemos?” “Pra que serve o código genético?” “Qual a lógica disso tudo?” Em meados dos anos ...

 

codigo-genetico

Você já deve ter se perguntado: “Por que vivemos?” “Pra que serve o código genético?” “Qual a lógica disso tudo?” Em meados dos anos 70, Richard Dawkins, renomado biólogo ateu, lançou seu primeiro livro, O Gene Egoísta, onde defende que a função do indivíduo é simplesmente perpetuar seu código genético, e a maneira de se fazer isso é através da procriação, já que a vida humana é bastante curta e perecível. Martin Cohen, em seu livro 101 Problemas de Filosofia, lança um questionamento baseado na concepção de Dawkins. Acompanhe e tente responder a pergunta.

O Sr. Bill Megasoft esteve lendo um livro sobre a natureza da existência. O livro diz que a finalidade de alguém estar vivo é simplesmente passar pra frente o seu “material genético” através do sexo e da geração de crianças.

Existe realmente muitas evidências circunstanciais em favor dessa tese. Primeiro: o impulso sexual é muito forte e parece não realizar muito mais do que a geração de crianças. Segundo: pelo menos numa parte da população existe a tendência a cuidar dessas crianças e de aceitar por elas sacrifícios que realmente não se explicam de nenhuma outra maneira, a não ser como um investimento no próprio futuro genético. (Certamente não é altruísmo; poucas vezes os filhos dos outros despertam o mesmo interesse). É o “gene egoísta” determinando o comportamento. E o Sr. Bill acha que isso explica muito bem por que vivemos e qual o sentido de tudo.

Todos os nossos demais comportamentos — futebol, arte, matar os outros (e seus filhos), e assim por diante — podem ser explicados dessa maneira. E o nosso destino é esse: morrer pouco tempo depois que os filhos se tornaram adultos e não precisam mais de nós. É prático, embora não seja agradável.

 

Leonardo-da-Vinci 

A arte humana

O Sr. Bill leva muito a sério a sua responsabilidade de passar pra frente seu código genético. Ele monta um departamento secreto nos Laboratórios Megasoft que tem a tarefa de implantar uma molécula de DNA de uma de suas células num óvulo não fertilizado, doado por sua companheira Charlene (por delicadeza, o Sr. Megasoft não conta para Charlene que o processo envolve a remoção do código genético dela). O óvulo, depois, será congelado e colocado num projétil especial que será movido e mantido à energia solar e preso a um dos satélites de comunicação da empresa Megasoft. O plano é lançar a mininave espacial para as profundidades do espaço, para toda a eternidade.

 

satelite

O satélite do Sr. Megasoft

O Sr. Megasoft pensa que ele há de garantir assim que seu código genético vá durar mais do que o de qualquer outra pessoa, existindo para sempre, o que tornará desnecessário que a raça humana continue.

Há apenas um problema nessa teoria, pelo menos quando se trata de resolver o problema da existência: se a nossa finalidade é simplesmente passar pra frente o nosso código genético…

 

Qual a finalidade do código genético?!

 

Adaptado de: COHEN, Martin. 101 problemas de filosofia. São Paulo: Loyola, 2006.

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: O problema da existência
O problema da existência
http://lh6.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TTOiHkIs1yI/AAAAAAAAAG8/sos3ziDkll0/codigo-genetico_thumb%5B7%5D.png?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TTOiHkIs1yI/AAAAAAAAAG8/sos3ziDkll0/s72-c/codigo-genetico_thumb%5B7%5D.png?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/o-problema-da-existencia.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/o-problema-da-existencia.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy