Ao longo dos últimos anos, cientistas se dividiram em duas corrente discordantes com relação ao tema do Aquecimento Global, suas causas e...
Ao longo dos últimos anos, cientistas se dividiram em duas corrente discordantes com relação ao tema do Aquecimento Global, suas causas e consequências : os cientistas do consenso, que defendem que o problema é causado e agravado pelas ações do Homem, e os cientistas céticos, que dizem que o aquecimento da Terra nada mais é do que um processo que sempre se repete ao longo das Eras. Quem está com a razão?
Os do “consenso” são assim chamados desde a divulgação do quarto relatório (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão das Nações Unidas que se reúne para estudar o tema. Segundo este estudo, o mundo está ficando mais quente (0,13 °C por ano) e este aquecimento, “provavelmente” é resultado da ação humana, já que diariamente lançamos toneladas de CO2 na atmosfera, agravando o Efeito Estufa. Os cientistas do IPCC afirmam que a radiação solar é responsável por apenas 7% do aquecimento, sendo o restante causado por ações do Homem.
Cientistas do "consenso" afirmam que o Homem é o maior responsável |
Do outro lado, estão os cientistas chamados “céticos”, que acusam os do consenso de alarmismo e incoerência. Criticam os resultados do IPCC. Para eles, a poluição causada pelo Homem não chega nem a 5% do total causado pela própria Natureza. Para eles, alterações climáticas são comuns na história do planeta, e causas naturais para o aquecimento e o resfriamento são muito mais preponderantes. Para alguns destes cientistas, como o doutor em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA) e representante da América Latina junto à Organização Meteorológica Mundial, o brasileiro Luiz Carlos Baldicero Molion, o último aquecimento global acabou em 1998, quando as águas do PacÃfico (grande termômetro mundial de aquecimento global) começaram a se resfriar, iniciando um novo ciclo de 20 anos de resfriamento, até voltarem a aquecer.
Cientistas "céticos" alegam que o mundo vai ser resfriar nos próximos 20 anos |
As pesquisas controversas sobre o aquecimento global continuam debaixo de acusações de lado a lado. Cientistas do consenso acusam os céticos de serem financiados pela indústria do petróleo, e os céticos acusam os do consenso de fazerem parte de ONG’s ambientalistas que lucram bilhões com o lobby do Aquecimento. E o que você acha? Não deixe de dar a sua opinião na nossa enquete.