A Ilha de Páscoa guarda mais segredos do que se imagina A Ilha de Páscoa é bastante conhecida por suas estátuas eretas e colossais cham...
A Ilha de Páscoa guarda mais segredos do que se imagina |
A Ilha de Páscoa é bastante conhecida por suas estátuas eretas e colossais chamadas de Moais. Mas esta pequena ilha isolada no meio do pacífico também guarda muitos outros mistérios. Dentre eles, o conjunto de glifos de animais e símbolos antropomórficos que formam o sitema Rongorongo de escrita.
"Rongorongo" é o nome atual que os habitantes da ilha deram à escrita, que significa "recitar, declamar, cantar", na língua Rapanui. Segundo os estudiosos, esta língua seria bastante recente, surgida subitamente por volta do início do século XVIII, tendo sido usada durante dois séculos, antes de cair em desuso.
Esse tipo de escrita não tem similar entre as outras ilhas do Oceano Pacífico, e apesar de sua origem supostamente recente, até hoje ela não foi decifrada. Existem alguns obstáculos que dificultam o entendimento da antiga língua Rapanui: não existem fontes abundantes desta escrita, as existentes resumindo-se a pequenos trechos deixados em 26 objetos de madeira; os símbolos antropomórficos não tem relação com algum objeto da realidade, para que possa ser comparado e entendido; e por fim, a língua original dos Rapanui que se perdeu, por conta da influência da língua taitiana entre os habitantes da ilha atualmente.
Uma das peças de madeira que agora se encontram espalhadas pelos museus do mundo |
A escrita Rongorongo permanece como um enorme desafio a linguistas e antropólogos ávidos para abrir mais esta janela de conhecimento oculto por trás dos textos indecifrados. Sobre o que eles tratam? O que quiseram deixar registrados? Torcemos para que em breve possamos saber.
fontes
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://listverse.com/2008/02/25/top-10-most-overlooked-mysteries-in-history/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rongorongo#Deciframento
http://sofadasala.vilabol.uol.com.br/noticia/29122006.htm