OOPARTs são objetos, artefatos ou materiais que, de acordo com os estudos científicos, não poderiam pertencer à época ou lugar em que foram ...
OOPARTs são objetos, artefatos ou materiais que, de acordo com os estudos científicos, não poderiam pertencer à época ou lugar em que foram achados. Então por são encontrados?
O termo OOPART's (Out of Place Artifacts, ou "Artefatos fora de lugar ou tempo") foi cunhado pelo zoólogo norte-americano Ivan T. Sanderson para designar objetos, indícios de tecnologia ou materiais achados em lugares ou épocas em que não poderiam existir. O termo não é usado por cientistas, historiadores ou aqueólogos, pois este tipo de assunto ainda é tabu nos meios acadêmicos. Porque os OOPARTS são frequentemente usados por pesquisadores amadores e independentes para questionar o conhecimento a respeito da história humana. Criacionistas usam os OOPARTS para questionar a ideia de Evolução progressiva da tecnologia do Homem, enquanto pesquisadores da influência extraterrestre no passado do desenvolvimento humano usam os OOPARTS para sustentar suas teorias.
Mecanismo de Anticítera
Este é um grande exemplo de OOPARTS. Num navio naufragado, um corbita grego encontrado próximo da ilha grega de Anticítera, datado de 80 a.e.c., foi descoberto em 1900 um complexo aparelho, com engrenagens de bronze, inscrições e marcações. Na época não havia condições de preservação e ao serem retirados do mar, alguns elementos da engrenagem se partiram e sofreram alguns danos.
"Anos de pesquisas intensas para entender o que era aquele mecanismo, até a criação de um Projeto – Mecanismo de Anticítera – foi criado. O primeiro artigo foi publicado por De Solla Price. Muitos raios X, ressonância, análises, opiniões de especialistas de diversas áreas depois, entre 2008 e 2009, são publicados os últimos resultados sobre este estranho artefato."
O mecanismo foi datado de 87 a.e.c. Uns achavam que ele seria um relógio, mas relógios foram inventados pelos anos de 700 d.e.c. Até que se resolveu passar a peça no raio X.
Descobriu-se então a tremenda complexidade do aparelho e a sua função. Marcava os dias, as fases da Lua, do zoodíaco e dos movimentos dos planetas, com uma precisão só alcançada pelos computadores modernos, coisa que não poderia se imaginar ser possível mais de 2000 anos atrás.
O Mecanismo de Anticítera no Museu Nacional de Atenas
O Mecanismo de Anticítera no Museu Nacional de Atenas
Veja nesse minidocumentário abaixo casos interessantes de OOPARTS (em espanhol):