Tumba de Napoleão pode guardar corpo de seu mordomo

Ao que tudo indica, Napoleão Bonaparte, além de baixinho, era também feio e morreu envenenado pelos ingleses, e não de câncer no estômago, c...

Napoleão BonaparteAo que tudo indica, Napoleão Bonaparte, além de baixinho, era também feio e morreu envenenado pelos ingleses, e não de câncer no estômago, como se supõe. E por causa desses fatos, seus restos mortais podem não ser os que hoje repousam no Museu dos Inválidos, e sim estar envolvidos numa trama ainda não resolvida.

Em 15 de outubro de 1840, na Ilha de Santa Helena, generais franceses e antigos servidores procedem a exumação do corpo do imperador Napoleão Bonaparte. O evento gera enorme expectativa, é claro. O que encontrariam ao retirar a tampa da urna funerária depois de tanto tempo? Provavelmente restos de ossos e trapos de roupas. Mas para a surpresa geral, o que surge é um corpo perfeitamente conservado, 19 anos depois da morte.

O retorno dos restos mortais à França e o começo da polêmica

Tumba de NapoleãoEm dezembro daquele mesmo ano, o rei Luis Felipe assiste ao retorno dos restos mortais do imperador à França numa solenidade digna da importância histórica do homenageado. Em 1969, cento e vinte nove anos depois, cabe ao presidente da República Georges Pompidou a tarefa de celebrar o bicentenário de nascimento de Bonaparte. É o momento escolhido também pelo escritor Georges Rétif de la Bretonne para escandalizar a opinião pública francesa e o mundo, com a revelação, em seu livro Anglais, rendez-nous Napoléon!, de que não é o corpo do imperador que repousa no Museu dos Inválidos, como todos sempre acreditaram, e sim do seu mordomo.

Máscara Mortuária que pode não ser de NapoleãoSegundo o autor, os companheiros de Napoleão, não desejando que sua feiura fosse legada à posteridade, decidem, depois de informar o governo britânico, substituir a máscara mortuária do herói pela de Cipriani Franseschi, mordomo da casa de Longwood, em Santa Helena, morto em fevereiro de 1818.

O governo inglês, então, tem a ideia de levar a farsa mais longe, substituindo os restos mortais do imperador pelo do seu mordomo, com a conivência dos colaboradores franceses. Assim, o verdadeiro corpo de Napoleão hoje estaria não na França, mas em algum lugar secreto na Inglaterra. Algumas incoerências entre os dados sobre o sepultamento de 1821 e a exumação de 1840 ajudam a alimentar a desconfiança:

1821 – Sepultamento 1840 – Exumação
Duas sólidas peças de madeira, na cabeça e nos pés, dão suporte ao caixão, para que a umidade não chegue à urna de mogno. Não é encontrada nenhuma peça de madeira que dê suporte ao caixão.
Uniforme de gala. Chapéu com roseta (ornamento em forma de rosa) sobre os pés. Meia de seda, botas com esporas de prata. Uniforme comum, chapéu sem roseta sobre as coxas, sem meias, dedos nus. Botas sem esporas.
O corpo já está em avançado estado de decomposição, membros alongados. O corpo parece mumificado, perfeitamente conservado. Os membros inferiores estão flexionados.
O corpo é sepultado em três caixões: um de folha-de-flandres, um de chumbo, e um de mogno. A tábua inferior do caixão de mogno não é coberta de veludo. Dessa vez, são quatro caixões: um de folha-de-flandres, um de mogno, um de chumbo e outro de mogno. A tábua inferior do caixão está revestida de veludo.
O rosto e a cabeça de Napoleão estão completamente raspados, com a boca fechada e traços desfigurados. O rosto tem barba e a cabeça possui cabelos. A boca está aberta com traços nobres, não alterados.
Fonte: Bruno Roy-Henry, jurista e escritor francês para a revista francesa Historia

Aqueles que testemunharam o sepultamento - Marchand, criado de Napoleão, o general Bertrand, o conde de Montholon e alguns oficiais ingleses -, afirmaram que o corpo do imperador exalava um odor horrível, e seu rosto já estava desfigurado, sinais que indicam um estado avançado de decomposição. Como esse processo poderia ter sido revertido espontaneamente a ponto de, quase 20 anos depois, na sua exumação, Bonaparte reaparecer quase intacto? E como se explica os detalhes diferentes entre 1821 e 1840?

Ingleses trocaram os corpos para ocultar assassinato do Imperador

Outra tese, no entanto, descarta a hipótese de putrefação do corpo de Napoleão em 1821 e relembra o dossiê que afirma que Napoleão morreu envenenado por arsênico pelos ingleses, conforme comprovam os testes realizados nos laboratórios do FBI nos cabelos de Napoleão, retirados em Santa Helena antes e depois de sua morte - fato que explicaria a necessidade das autoridades inglesas substituírem o cadáver em segredo em 1828, sumindo com a culpa do assassinato.

Todas as controvérsias sobre o sepultamento de Napoleão e sua exumação 19 anos depois deixam claro pelo menos uma coisa: entre 1821 e 1840, o caixão do imperador foi reaberto sem que o fato fosse registrado. Na falta de uma conclusão definitiva, a questão da identidade do corpo exumado em 1840 permanece em aberto, até que as autoridades inglesas confessem ou que um exame de DNA ponha fim ao mistério.

Santa Helena

_____________________

História Viva nº1 – Dossiê Napoleão, pp. 54-59

http://napoleon1er.perso.neuf.fr/Invalides.html

COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Tumba de Napoleão pode guardar corpo de seu mordomo
Tumba de Napoleão pode guardar corpo de seu mordomo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6cnp4tqRLVCMZmQzYRt2enphZAZViWqzZYzUSNnHYhYgnG3FEKiYl_1WyxsMJE0oknHquQhLPx-p8czCbJwiTOtJ3QCbeMr93h2rPM4VNQvtR8czqjJoSIbrx5WU_VgElxL4KytkMZxo/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6cnp4tqRLVCMZmQzYRt2enphZAZViWqzZYzUSNnHYhYgnG3FEKiYl_1WyxsMJE0oknHquQhLPx-p8czCbJwiTOtJ3QCbeMr93h2rPM4VNQvtR8czqjJoSIbrx5WU_VgElxL4KytkMZxo/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/03/tumba-de-napoleao-pode-guardar-corpo-de.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/03/tumba-de-napoleao-pode-guardar-corpo-de.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy