Homens e Dinossauros juntos: irracionalismo criacionista americano é desmentido por pesquisa

Os Estados Unidos formam um dos países mais avançados cientificamente do planeta, onde centros de pesquisa, todos os dias, fazem novas de...

creation_museum

Os Estados Unidos formam um dos países mais avançados cientificamente do planeta, onde centros de pesquisa, todos os dias, fazem novas descobertas. Paradoxalmente, também é lar de uma religião cristã cada vez mais fundamentalista, que propõe as ideias das mais irracionais que se pode imaginar. Uma delas é defendida pelo grupo Answers in Genesis (Respostas na Gênese): homens e dinossauros teriam vivido juntos num passado não muito remoto. Só que uma de suas “provas”, um petroglifo feito por índios séculos atrás, que parecia representar um dinossauro, acaba de ser derrubada.

Mais de 60 por cento das pessoas não aceitam as ideias de Darwin sobre o evolucionismo nos Estados Unidos. Lá o fundamentalismo cristão é apoiado pelo governo, que não raramente evoca a deus para justificar suas guerras pelo mundo. O grupo religioso Answers in Genesis é conhecido por propor uma interpretação literal da Bíblia e afirmar que homens e dinossauros caminharam juntos num período que não poderia ser mais antigo do que de 6 mil anos, o tempo que o mundo existe, de acordo com a Bíblia. Eles são responsáveis pela administração do “Museu da Criação”, em Petersburg, Kentucky, um projeto de mais de US$ 27 milhões, onde dinossauros e homens são apresentados no mesmo ambiente.

museu da criação  Museu da Criação nos EUA: dinossauros e homens juntos

 

Uma das “provas” desta ideia insana era o petroglifo feito por indígenas séculos atrás, numa antiga caverna no alto de uma formação rochosa no sudeste de Utah, que representaria um suposto dinossauro herbívoro do tipo Diplodocus. O petroglifo tinha sido adotado por grupos criacionistas como prova de que humanos coexistiram com os dinossauros. A imagem pode ser encontrada em vários sites criacionistas e faz parte de uma exposição do Museu da Criação.

Apatosaurus petro-close  diplodocus

Mas esta “prova” acaba de ser refutada pela pesquisa de Phil Senter, professor de biologia na Universidade Estadual de Fayetteville e do arqueólogo Sally J. Cole, que publicaram seu trabalho na Palaeontologia Electronica, um jornal peer-reviewed online. Cole examinou o desenho na rocha e declarou que era na verdade um composto de duas gravuras em separado, sendo uma delas uma cobra ou serpente. As “pernas” do dinossauro eram na verdade mineral natural ou manchas de lama.

 

kachina-bridge-dinosaur

À esquerda, o suposto dinossauro. À direita, o desenho decomposto em partes

 

O “desenho do dinossauro” é então uma forma de "pareidolia”, ou seja, fenômeno psicológico de percepção de significado no estímulo vago ou aleatório, como por exemplo, ver animais nas nuvens ou o rosto de uma figura religiosa em um item alimentar.

Por que os religiosos americanos acreditam que dinossauros e homens viveram na mesma época, quando se sabe que estão separados no tempo por um período de 60 milhões de anos? É muito simples. Por interpretarem a Bíblia de forma literal, têm de arrumar um jeito de conciliar as descobertas de fósseis de dinossauros com mais de 70 milhões de anos, com suas crenças de que o mundo e o homem não têm mais do que 6 mil anos, num complexo malabarismo teológico. Seus frágeis argumentos dão conta de que “os fósseis não vêm com etiquetas de datação” (ignorando o método Carbono-14); afirmam que dinossauros são relatados na Bíblia, que seriam os monstros marinhos e seres como “Leviatã” aludidos em Jó 40 e 41; e que culturas do passado temiam dragões, que seriam uma espécie de dinossauro, e que estas culturas tão distantes de si quanto a europeia e a chinesa não poderiam estar erradas. Não há limites para a imaginação dos criacionistas quando se trata de defender as suas ideias. Para os crentes americanos, pouco importa; continuarão acreditando firmemente que homens e dinossauros viveram lado a lado alguns milênios atrás.

 

Fontes:

http://news.discovery.com/dinosaurs/creationism-dinosaur-drawing-cave-110325.html#mkcpgn=rssnws1

http://carm.org/did-men-and-dinosaurs-live-together

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDR77424-8489,00.html

COMMENTS

BLOGGER: 14
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Homens e Dinossauros juntos: irracionalismo criacionista americano é desmentido por pesquisa
Homens e Dinossauros juntos: irracionalismo criacionista americano é desmentido por pesquisa
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TY0yf5cCJAI/AAAAAAAAApU/a7E6VUs68pE/creation_museum_thumb%5B10%5D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TY0yf5cCJAI/AAAAAAAAApU/a7E6VUs68pE/s72-c/creation_museum_thumb%5B10%5D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/03/homens-e-dinossauros-juntos.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/03/homens-e-dinossauros-juntos.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy