Svalbard: o “Silo do Fim do Mundo” e a Cidade-Fantasma

O Arquipélago de Svalbard está localizado a 560 Km ao norte da Noruega, e conta com a região permanentemente habitada mais próxima ao polo...

pyramiden-predio
O Arquipélago de Svalbard está localizado a 560 Km ao norte da Noruega, e conta com a região permanentemente habitada mais próxima ao polo Norte do planeta: a ilha de Spitsbergen, com 23,641 km² e 2500 habitantes. O arquipélago de administração e maioria da população norueguesa (mas também habitado por russos e ucranianos) tem algumas curiosidades interessantes. Nesta distante, isolada e inóspita localidade, o governo da Noruega resolveu construir um “arquivo” de sementes do mundo. E a Rússia, uma cidade, que mandou abandonar às pressas em 1998.





Visualizar Arquipélago de Svalbard em um mapa maior



Silo Global de Sementes de Svalbard (Svalbard Global Seed Vault)


global seed vault Entrada do Silo Global de Sementes

Localizado próximo ao povoado de Longyearbyen, é conhecido como “o Silo do Fim do Mundo”. Totalmente subterrâneo, é o maior “arquivo” de sementes do planeta, com 3 milhões de amostras, 90% de todas as espécies existentes, algumas delas cultivadas em estufas.

silo-global-de-sementes Interior do depósito

A região foi escolhida para abrigar sementes de todo o mundo por estar afastada dos efeitos do Aquecimento Global (por enquanto) e a construção tem um sistema de refrigeração (isso mesmo, um sistema de refrigeração em pleno círculo polar ártico) que mantém a temperatura em torno de –18Cº. Se ainda assim, por alguma razão, o sistema falhar, as sementes estarão protegidas pela temperatura natural da região – em torno de –5Cº. A função do Svalbard Global Seed Vault é preservar a biodiversidade das espécies de cultivo de todo o mundo, em caso de alguma catástrofe natural – que por ventura venha a extinguir ou impossibilitar o cultivo de algumas espécies – e guerras. É o Fort Knox das sementes (bem menos glamoroso, é verdade). Veja o video abaixo (em inglês) para maiores detalhes:

 [o video foi removido do You Tube  por questões de direitos autorais]

Pyramiden, a cidade abandonada


pyramiden Pyramiden

Pyramiden foi fundada pela Suécia em 1910, e vendida para uma companhia russa de exploração de carvão, em 1927. Ganhou este nome pelo formato de uma de suas montanhas e durante muito tempo foi a cidade mais setentrional do mundo, construída para ser o modelo de eficiência socialista: complexas estruturas de prédios bem ao estilo soviético, com quadras de esportes, escolas, teatro, hospital, cinema e biblioteca com 50.000 exemplares. Após o colapso da União Soviética, o novo governo decidiu desativar as operações na cidade. Muito bem, nada demais. Mas o fato curioso foi a forma como o governo russo decidiu realizar a operação de evacuação: numa manhã de janeiro de 1998, a população local foi avisada repentinamente de que deveria fazer as malas, pois a ilha seria abandonada imediatamente. Em questão de horas, a cidade inteira foi esvaziada, deixando um aspecto de cidade-fantasma pra trás.

pyramiden-truck

pyramiden01

Pyramiden_Svalbard


pyramiden-lenin 
Por conta do seu isolamento (e dos cerca de 3 mil ursos polares de vivem na região) Pyramiden está perfeitamente preservada, do jeito que foi deixada. O governo russo não explicou a razão do repentino abandono, o que fez com que teóricos da (falsa) Conspiração especulassem sobre um possível “portal” lendário que teriam descoberto, sendo a exploração de carvão mera fachada para encobrir os fatos. A “prova”, seria uma estranha foto de 1928, onde se lê em seu verso:
"Nosso último e solene momento, antes de enterrarmos o portão e toda a verdade com ele”. Pyramiden, Spitsbergen, 1928
portal-pyramiden Foto do suposto portal divulgada em 2009

O fato é que a cidade abandonada continua adormecida no silêncio do Ártico, com suas noites de seis meses e seu “sol da meia-noite”, enquanto o governo russo planeja meios de reativá-la em um futuro não muito distante. E o Arquipélago de Svalbard permanece com suas curiosidades interessantes, isolada no “fim do mundo”.

Fontes:
http://the-rioblog.blogspot.com/2011/01/pyramiden-cidade-fantasma-no-fim-do.html#comment-form
http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Pyramiden
http://lugaresesquecidos.blogspot.com/2011/02/pyramiden-cidade-fantasma-russa-noruega.html
http://iaritalittlewings.blogspot.com/2011/01/ken-street-o-indiana-jones-da.html
http://www.regjeringen.no/en/dep/lmd/campain/svalbard-global-seed-vault.html
http://www.travellady.com/Issues/October07/4378Pyramiden.html

COMMENTS

BLOGGER: 8
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Svalbard: o “Silo do Fim do Mundo” e a Cidade-Fantasma
Svalbard: o “Silo do Fim do Mundo” e a Cidade-Fantasma
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrrqRtVhuyP1rpkQWyS8i7NEGnvGcbi8EnpedMGOgDsHnZcaB3KawXzmeVHvaDZk1GQZAACphTM9DYETHA7pemXWSyNp6lCc8pzcqn1y22CO6drmNiK7pq4gCY5Djq8MJFVUbwCZKDZJI/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrrqRtVhuyP1rpkQWyS8i7NEGnvGcbi8EnpedMGOgDsHnZcaB3KawXzmeVHvaDZk1GQZAACphTM9DYETHA7pemXWSyNp6lCc8pzcqn1y22CO6drmNiK7pq4gCY5Djq8MJFVUbwCZKDZJI/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/03/svalbard-o-silo-do-fim-do-mundo-e.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/03/svalbard-o-silo-do-fim-do-mundo-e.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy