A pesquisadora Felisa Wolfe-Simon, coletando amostras na lama do lago A NASA anunciou nesta quinta feira (2/12) uma descoberta revoluci...
A pesquisadora Felisa Wolfe-Simon, coletando amostras na lama do lago
A NASA anunciou nesta quinta feira (2/12) uma descoberta revolucionária que vai mudar nossos conceitos sobre a formação da vida. No tóxico Lago Mono, Califórnia, foram descobertos microorganismos que vieram contradizer todo o nosso conhecimento a respeito do assunto.
Até então, acreditava-se que toda forma de vida deste planeta necessitava de certos elementos químicos básicos para se formar e se desenvolver: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo e enxofre, entre outros. O extraordinário dessa nova forma de vida, é que ela é capaz de substituir o fósforo por um elemento altamente tóxico, como explica a pesquisadora Felisa Wolfe-Simon:
"Até hoje se pensava que todas as formas de vida precisavam de fósforo e
este micróbio substitui fósforo por arsênio. Isso é profundo. O que
mais poderemos encontrar?"
Microorganismos do Lago Mono - Califórnia
O fósforo é considerado elemento essencial, pois é parte da estrutura do DNA e do RNA, sendo responsável por transportar as instruções genéticas da vida. Este microorganismo recém-descoberto é capaz de utilizar o arsênio em lugar do fósforo. Apesar de ser quimicamente parecido com o fósforo, o arsênio é venenoso para quase todas as formas de vida.
Além de revolucionar nosso entendimento sobre a formação da vida na Terra, estes microorganismos podem auxiliar na decoberta de formas de vida extraterrestre em condições parecidas, segundo pesquisadores da NASA.
fontes:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4823978-EI238,00-Nasa+confirma+descoberta+de+nova+forma+de+vida.html#tphotos
http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html