Nosso terceiro desafio de Filosofia diz respeito a um dos antigos Paradoxos de Zenão, adaptado por Martin Cohen em seu livro 101 Problemas...
Nosso terceiro desafio de Filosofia diz respeito a um dos antigos Paradoxos de Zenão, adaptado por Martin Cohen em seu livro 101 Problemas de Filosofia. Acompanhe e tente responder o problema:
Aquiles era famoso entre os gregos por ser muito veloz na corrida. Assim, numa competição entre Aquiles e uma tartaruga, poderia parecer bem fácil apostar, mesmo sendo dada no começo uma certa vantagem à tartaruga. Porém, há complicações:
1. Antes de Aquiles poder ultrapassar a tartaruga, que começa adiantada, ele tem que superar o atraso;
2. Por mais rápido que seja Aquiles, ele gastará algum tempo para chegar ao ponto de onde a tartaruga partiu;
3. Por mais lenta que seja a tartaruga (e ela é lenta), durante esse tempo ela se adianta pelo menos um pouquinho mais na corrida;
4. Isso vale também para o próximo pedacinho da corrida. Aquiles corre até o ponto onde a tartaruga chegou enquanto ele estava diminuindo a vantagem da tartaruga; mas, enquanto isso, a tartaruga avança de novo; um pouco menos longe de Aquiles, é verdade, mas sempre sobra um pouquinho. Aquiles fica cada vez mais perto, mas nunca recupera inteiramente o trecho perdido.
Aquiles, com sua famosa rapidez, com certeza chegará depressa bem pertinho atrás da tartaruga. Mas por que ele não pode nunca ultrapassar o réptil competidor, pelo menos logicamente falando?
retirado de: COHEN, Martin. 101 problemas de filosofia. São Paulo: Loyola, 2006. ©1999 Martin Cohen