A Aposta de Pascal e suas incoerĂȘncias

Recentemente o site Bule Voador fez uma brincadeira interessante: pegou alguns comentĂĄrios que os religiosos sempre fazem quando descobrem...

blaise pascal Recentemente o site Bule Voador fez uma brincadeira interessante: pegou alguns comentĂĄrios que os religiosos sempre fazem quando descobrem que vocĂȘ Ă© ateu — nenhum deles de tolerĂąncia ou respeito pela sua opção — e transformou numa cartela de bingo. Uma dessas opçÔes era a Aposta de Pascal, o que alguns crentes (os raros mais esclarecidos) alegam para acreditar em deus. Mas existem sĂ©rios problemas nesta aposta, conforme mostraremos.

 

ateu

O matemĂĄtico francĂȘs Blaise Pascal alegava que, por mais que fosse improvĂĄvel a existĂȘncia de deus, deverĂ­amos acreditar nele, pois sĂł terĂ­amos a ganhar com essa decisĂŁo e nada a perder. Basicamente a ideia Ă© a seguinte: Ă© melhor crer em deus, porque se vocĂȘ estiver certo, entĂŁo vocĂȘ vai pro cĂ©u; e se estiver errado, nĂŁo vai fazer a menor diferença. Mas se nĂŁo acreditar em deus e estiver errado, vocĂȘ vai se lascar por toda a eternidade; e se estiver certo, nĂŁo vai fazer a menor diferença.

Aparentemente Ă© uma ideia sedutora. Mas sĂł para os falsos. Quem consegue decidir acreditar em deus assim, apenas com uma escolha simples, como se fosse escolher este ou aquele polĂ­tico pra votar, ou sobre torcer pra este ou aquele time de futebol, ou nĂŁo torcer pra nenhum? Acreditar nĂŁo Ă© uma coisa que se possa decidir assim da boca para fora, a nĂŁo ser se for por conveniĂȘncia. É preciso ter consciĂȘncia, simpatia, vontade, convicção daquilo que se escolhe, e nĂŁo porque Ă© mais vantajoso.

Richard Dawkins afirma que a Aposta de Pascal sĂł poderia servir de argumento para uma crença fingida em deus. E completa: “Ă© melhor o deus que em que vocĂȘ alega acreditar nĂŁo seja do tipo onisciente, senĂŁo ele vai saber da enganação”.

Pra piorar a situação, imagine que vocĂȘ resolveu seguir a aposta, e entĂŁo acreditar em deus por conveniĂȘncia. Mas que deus? Existem centenas, talvez milhares de deuses adorados pelo mundo afora, o seu Ă© sĂł mais um nessa lista. E se ele for o deus errado? NĂŁo seria melhor nĂŁo ter apostado em deus nenhum do que no deus errado, e ainda por cima por conveniĂȘncia?

Como vemos, a aposta de Pascal é mais um argumento furado para a crença em deus. Talvez o mais covarde e indigno, porque a decisão de acreditar em deus se baseia na vantagem, no interesse, e não na fé sincera ou nas provas. Não é por acaso que no bingo ateísta dos argumentos e comentårios incoerentes dos cristãos, ele foi colocado em pleno destaque.

 

COMMENTS

BLOGGER: 12
Loading...

Nome

ateĂ­smo e religiĂŁo ciĂȘncia Filosofia histĂłria Sem Categoria Ufo arqueologia e MistĂ©rios
false
ltr
item
Rama na Vimana: A Aposta de Pascal e suas incoerĂȘncias
A Aposta de Pascal e suas incoerĂȘncias
http://lh5.ggpht.com/-8TB3kZ7o6uM/T1E4VNXvVRI/AAAAAAAABs4/_-UHPpp6OTg/blaise%252520pascal_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh5.ggpht.com/-8TB3kZ7o6uM/T1E4VNXvVRI/AAAAAAAABs4/_-UHPpp6OTg/s72-c/blaise%252520pascal_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/03/aposta-de-pascal-e-suas-incoerencias.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/03/aposta-de-pascal-e-suas-incoerencias.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy