Ladeira do Amendoim: carros que desafiam a gravidade?

Em Minas Gerais estão as duas únicas ruas brasileiras onde se põe em xeque as leis da Física: carros deixados desligados no meio da rua, em...

amendoim Em Minas Gerais estão as duas únicas ruas brasileiras onde se põe em xeque as leis da Física: carros deixados desligados no meio da rua, em vez de descerem, sobem a ladeira, desafiando a gravidade. Várias explicações já foram propostas para o fenômeno, especialmente em São Tomé das Letras, conhecida por seu misticismo e por suas lendas. Mas talvez a explicação seja, como sempre, a mais simples. 

 

 

São Tomé das Letras é um lugar interessante. Situado no sul de Minas, desde a sua fundação está envolvida em lendas e mistérios. Lá foram encontrados no século XVIII caracteres rupestres representando animais e objetos abstratos de origem desconhecida. Os primeiros exploradores que visitaram a região, no entanto, em sua característica visão etnocêntrica, estabeleceram que as pinturas foram feitas por São Tomé, que teria visitado o Brasil em tempos remotos. Aliás, a Lenda de Sumé, que muitos atribuem ser o São Tomé da Igreja Católica, foi bastante difundida entre os indígenas brasileiros do passado e já foi mostrada aqui no Rama. A partir de então o povoado se tornou uma cidade, hoje conhecida, por conta das inscrições, como São Tomé das Letras.

A cidade é visitada por gente que acredita em misticismo e extraterrestres, por conta da frequente aparição de Óvnis na região. Um de seus mistérios mais conhecidos acontece na Ladeira do Amendoim, a rua inclinada que desafia a gravidade, onde carros deixados desligados sobem a ladeira em vez de descer.

 

 

 

Ladeira do Amendoim em São Tomé das Letras

 

Ladeira do Amendoim de Belo Horizonte

 

Teria alguma explicação lógica para este enigma?

 

Uma explicação lógica para este enigma

rua do amendoim bh Uma grande pista já podemos obter quando assistimos a muitos videos dos carros “subindo” a ladeira. Sempre que alguém empurra o carro vazio ladeira “abaixo” reclama que ele está mais pesado, o que seria normal se eles estivessem empurrando o carro ladeira acima. Também existe uma rua na capital de Minas Gerais, a Professor Otávio Magalhães (imagem à esquerda), conhecida como “Rua do Amendoim”, porque sua ladeira repete o mesmo fenômeno, conforme vimos no terceiro video acima. Em ambas as ruas, a explicação mais plausível é que tudo não passa de uma ilusão de ótica pelo cenário ao redor. As ladeiras vizinhas da rua de Belo Horizonte, mais inclinadas, criam a ilusão de que a rua é um aclive e não um declive. “O que parece subida na verdade é uma descida”, diz o engenheiro cartógrafo Plínio Temba, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o site da revista Superinteressante.

De qualquer maneira, não dá pra discordar de que o fenômeno é muito curioso, e que por isso mesmo, atraia especulações das mais fantásticas.

COMMENTS

BLOGGER: 6
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Ladeira do Amendoim: carros que desafiam a gravidade?
Ladeira do Amendoim: carros que desafiam a gravidade?
http://lh3.ggpht.com/-HIFl2JIAUGQ/T29nR-LYF5I/AAAAAAAAB0M/omcS92ZJMds/amendoim_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-HIFl2JIAUGQ/T29nR-LYF5I/AAAAAAAAB0M/omcS92ZJMds/s72-c/amendoim_thumb%25255B2%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/03/ladeira-do-amendoim-carros-que-desafiam.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/03/ladeira-do-amendoim-carros-que-desafiam.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy