Elizabeth Bathory: A verdadeira história da Condessa Sanguinária

Não sei até que ponto é estranho, mas eu confesso que sinto uma empolgação, um contentamento e uma emoção quando ouço certas personagens biz...

bathoryNão sei até que ponto é estranho, mas eu confesso que sinto uma empolgação, um contentamento e uma emoção quando ouço certas personagens bizarras e controversas da história serem lembradas e resgatadas em belas músicas. É o caso da condessa húngara Elizabeth Bathory (Erzsébet Báthory), que é homenageada numa das canções da banda Ghost, uma das atrações do Rock in Rio 2013. Mas quem foi a “Condessa Sanguinária” na realidade?

É difícil hoje em dia separar a lenda da verdade, mas sabe-se que Elizabeth Bathory realmente existiu, por conta de documentos encontrados por um padre jesuíta sobre seu julgamento no ano de 1720. Nascida em 1560 numa das mais ricas e poderosas famílias protestantes da Hungria, casou-se aos 11 anos de idade com o conde e soldado cárpato Ferencz Nadasdy.

bathory_bathSua incrível beleza só era comparável a seu monstruoso sadismo, e Elizabeth logo passou a praticar atos cada vez mais brutais de selvageria e extrema tortura contra os seus serviçais do castelo, enquanto o conde passava longos períodos lutando contra os turcos nos campos de batalha.

Um dia, espancou uma criada até tirar-lhe sangue porque esta puxou seu cabelo acidentalmente enquanto o penteava. Os respingos de sangue em sua pele pareceram rejuvenescê-la à medida que iam secando, e assim Elizabeth teve a macabra ideia de torturar jovens camponesas para tirar-lhes o sangue, na esperança de que assim pudesse manter sua própria juventude.

elizabeth-bathory-countessQuando as vítimas em potencial começaram a escassear no castelo, Elizabeth passou a atrair outras jovens com a promessa de trabalho. Uma dessas vítimas conseguiu escapar em 1610 e denunciou a condessa e seus ajudantes. Todos foram condenados e executados, menos Elizabeth, que teve como pena a “prisão em domicílio”, acusada de demência e deixada para assistir seu próprio corpo definhar na velhice, seu maior medo. A condessa morreu tristemente, isolada em um dos aposentos do castelo (cujas ruínas existem até hoje, na imagem à esquerda), em 1614, aos 54 anos de idade. Uma lista de vítimas encontrada na época das investigações atesta a morte de pelo menos 650 mulheres sob intensa tortura, cujo sangue fora extraído para os banhos de Elizabeth.

Ainda bem que Elizabeth Bathory não viveu na mesma época de sua “alma gêmea” Vlad Tepes, príncipe da Valáquia que inspirou a criação do Conde Drácula, pois certamente os horrores sanguinários produzidos por ambos seriam muito piores se tivessem se conhecido...

 

________________

Fonte: BERLITZ, Charles. O Livro dos Fenômenos Estranhos. [s. l.]: BestSeller, 1988.

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Elizabeth Bathory: A verdadeira história da Condessa Sanguinária
Elizabeth Bathory: A verdadeira história da Condessa Sanguinária
http://lh6.ggpht.com/-PdYZ1Hb5m_g/UPlmNc17KDI/AAAAAAAADi0/-Pxsl7yN6qM/bathory%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-PdYZ1Hb5m_g/UPlmNc17KDI/AAAAAAAADi0/-Pxsl7yN6qM/s72-c/bathory%25255B3%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/01/elizabeth-bathory-verdadeira-historia.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/01/elizabeth-bathory-verdadeira-historia.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy