Nós vemos com os nossos olhos, mas percebemos a realidade usando nosso cérebro. Ambos levam o dever muito a sério, e, ocasionalmente, há uma...
Nós vemos com os nossos olhos, mas percebemos a realidade usando nosso cérebro. Ambos levam o dever muito a sério, e, ocasionalmente, há uma guerra de territórios entre eles. De acordo com Lei de Emmert, o cérebro ganha, e a realidade perde.
É o cérebro que toma as formas e cores que vemos com os nossos olhos para torná-los objetos compreensíveis. Para fazer isso, ele cria modelos onde os objetos que vemos se encaixam. É por isso que às vezes você pode ver uma imagem clara de uma pessoa ou animal com o canto do olho e, em seguida, voltar-se para ver que é apenas uma sombra. O cérebro cria uma forma em um objeto e nos avisa sobre o que viu. É só quando nos voltamos para obter mais informações é que nós o vemos como ele realmente é.
Você mesmo pode testar a ilusão, olhando para esta imagem acima. Olhe para o círculo branco por cerca de 45 segundos. Depois, olhe para um pedaço de papel branco em sua mesa. Em seguida, se levante para que o papel esteja mais longe de seu rosto. Então olhe para uma parede branca. Quando se olha para o papel de perto, a pós-imagem do círculo branco aparece mais ou menos do mesmo tamanho que está na tela. Quando a pessoa se afasta, ele parece ser do tamanho aproximado de um limão pequeno. Quando se olha para a parede, ela fica do tamanho prato de jantar.
Vela também: Raios N: como a vontade de ver nos faz ver o que não existe |
Por quê? O cérebro entende que se você ver um objeto a apenas alguns centímetros de seu rosto, e ele ocupa uma boa parte do seu campo de visão, não é tão grande. Se você ver algo distante que ainda obscurece uma boa dose de sua visão, é grande. O video abaixo mostra o efeito em uma experiência de percepção visual.
O Quarto de Ames
O Quarto de Ames foi criado em 1946 por Adelbert Ames Jr., um médico oftalmologista dos Estados Unidos. Ele se baseou na Lei de Emmert para criar um espaço construído para desafiar o cérebro humano. O quarto tem uma forma geométrica que cria uma ilusão de ótica baseada na perspectiva. Nesse quarto, o observador, localizado num determinado ponto fixo, pode observar o espaço assumindo a forma geométrica de um paralelepípedo retangular. O plano do chão e do teto têm uma ligeira inclinação. Assim, quando colocamos dois corpos com as mesmas dimensões um em cada canto do quarto, temos como resultado a sensação de que ambos os corpos se encontram no mesmo plano. Podemos notar que, apesar de sabermos que se trata de duas pessoas de estatura parecida, percebemos que um corpo parece gigante e que o outro parece pequeno.
io9