O desmatamento da floresta amazônica para a criação de gado tem revelado antigas e gigantescas formas geométricas escavadas no solo, que ...
O desmatamento da floresta amazônica para a criação de gado tem revelado antigas e gigantescas formas geométricas escavadas no solo, que permaneceram durante muitos séculos escondidas pela vegetação, na região do Acre e do oeste do Amazonas. Estes desenhos, conhecidos pelos pesquisadores como geoglifos, cuja autoria permanece desconhecida, intrigam os pesquisadores.
Em 1977 os primeiros geoglifos foram descobertos na região, mas só quando as árvores começaram a ser derrubadas para dar lugar à área de pasto e com o maior desenvolvimento das imagens de satélites é que estas formas geométricas feitas no solo puderam ser vistas em larga escala. Graças ao trabalho de pesquisadores como o paleontólogo Alceu Ranzi, da Universidade Federal do Acre que há trinta anos estuda o assunto, hoje mais de 300 geoglifos estão catalogados. Mas há a convicção de que eles representam apenas a ponta do iceberg, e que muitos outros ainda permanecem escondidos sob a densa e impenetrável vegetação da floresta amazônica.
O problema é que o descaso e o desconhecimento estão colocando em perigo os sítios arqueológicos. Prefeitos desavisados constroem estradas que passam no meio dos geoglifos; proprietários passam com tratores em cima, destruindo muitos deles e em caso recente, a construção de uma linha de transmissão quase extinguiu um destes sítios. Em 2007 o Ministério Público Federal recomendou o tombamento das áreas onde existirem geoglifos, mas até hoje nada foi feito.
Visualizar Geoglifos da Amazônia em um mapa maior
Não se sabe exatamente quem foram os autores dos desenhos. Os índios da região não têm nenhum relato ou memória a respeito, mas através da pesquisa, sabe-se que foram produzidos por volta do século XIII. O mistério alimenta diversas especulações, exatamente como no caso das famosas linhas de Nazca, no Peru. Mas os pesquisadores mais sensatos preferem rever a antiga ideia de que os índios do território brasileiro não eram capazes de produzir uma sofisticada civilização, tal como seus vizinhos incas e astecas. Os desenhos poderiam muito bem ter sido produzido por eles, para rituais religiosos ou observações astronômicas. Imaginem o que a densa floresta — que nem sempre foi densa, já que no passado é possível que tenha sido uma região de grande savana — ainda é capaz de esconder... Já mostramos aqui que a Amazônia pode conter imensas pirâmides que ainda não puderam ser pesquisadas. A tecnologia de rastreamento do solo, bem como o mapeamento por satélites, faz com que não seja necessário desmatar para descobrir. Muita coisa ainda pode ser revelada nesta encantadora e misteriosa floresta nos próximos anos, ajudando-nos a compreender um pouco mais do nosso misterioso passado.