“Cavaleiros do Ateísmo” perdem seu membro mais polêmico

16 de dezembro de 20110 comentários

 

hitchens

Faleceu ontem, vítima de complicações causadas pelo câncer no esôfago, Christopher Hitchens. O escritor estava em tratamento contra a doença no MD Anderson Cancer Center, em Houston (EUA) desde o ano passado. Admiradores do seu trabalho colocaram uma homenagem no You Tube.

 

Passei a admirar e a acompanhar o seu trabalho quando comprei um de seus livros mais polêmicos, Deus não é Grande: Como a Religião Envenena Tudo, uma obra repleta de erudição, sarcasmo e inteligência, como era a marca do escritor britânico radicalizado nos Estados Unidos desde 1981. Juntamente com outros intelectuais — Daniel Dennett, Sam Harris e Richard Dawkins, o meu preferido — formava o grupo de livres pensadores conhecidos tanto pelos críticos como pelos admiradores como “Os Quatro Cavaleiros do Ateísmo”. Juntos, cada um em sua área do saber, como a filosofia, a neurociência e a biologia, combatiam a onda de superstição, irracionalidade e misticismo que mais uma vez percorre o mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Hitchens tinha 62 anos e desde o ano passado lutava contra um câncer de esôfago. Uma pneumonia foi a causa de sua morte, provavelmente por conta da sua condição debilitada de saúde devido às diversas sessões de quimioterapia a que era submetido.

Desde que soube da doença, o autor britânico decidiu divulgá-la sem receios, encarando corajosamente não somente a grave doença como também os comentários maldosos dos críticos religiosos menos educados. Reafirmou diversas vezes seu ateísmo desde então, e disse que fraquejar agora seria um ato de covardia. Nosso blog já publicou uma vez um vídeo do autor sobre “Os novos Dez Mandamentos”, e rende uma justa homenagem um dos maiores pensadores da atualidade.

 

 

 

Do Bule Voador
Compartilhe esta postagem :

Postar um comentário

Seja bem vindo! Sinta-se à vontade para opinar, perguntar, concordar, discordar, criticar ou elogiar a postagem. Qualquer dúvida consulte nossos Termos de Uso
Dica: Para responder um comentário de outra pessoa, clique em "Resp.". Na janela que aparecer, não apague o código no espaço de comentário (parecido com: "@ NOME DA PESSOA"). Comece a sua resposta depois desse código.

 
Siga-nos: Facebook | Twitter | Google+
Copyright © 2010-2013. Rama na Vimana - Direitos Reservados | Licença Creative Commons |
Desenvolvido por Creating Website e customizado por Almir Ferreira
Proudly powered by Blogger
Pin It button on image hover