De vez em quando, paradoxalmente, o progresso revela o passado remoto perdido nas brumas do tempo. Sempre que uma casa, uma ponte, um prédio...
De vez em quando, paradoxalmente, o progresso revela o passado remoto perdido nas brumas do tempo. Sempre que uma casa, uma ponte, um prédio, uma avenida, um teatro ou qualquer outra construção moderna é feita, muitas vezes a etapa de fundação de uma obra revela na profundidade do terreno um achado de valor arqueológico. Foi exatamente o que aconteceu recentemente: vestígios do grupo indígena Aratu foram encontrados em uma área próxima às margens do Reservatório de Paraibuna, no Vale do Paraíba, em São Paulo. O local fica próximo às obras da construção da Nova Tamoios, uma estrada que pretende desviar a SP-055 (Rio-Santos) para fora das áreas urbanas centrais dos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião.
Neste local, foram encontrados traços de uma aldeia que se acredita pertencer ao grupo indígena Aratu, com uma população de centenas de pessoas vivendo na mesma região.
De acordo com a empresa Dersa, responsável pela construção, foram encontrados fragmentos de utensílios cerâmicos e material lítico lascado, predominantemente em sílex e quartzo, utilizados geralmente como ferramentas de corte e perfuração, além de diversas urnas funerárias.
Uma descoberta arqueológica surpreendente
A descoberta foi de extrema importância para a reconstrução dos passos dos índios e das aldeias indígenas no território que hoje forma o Brasil, antes da chegada dos portugueses. O achado causou surpresa aos arqueólogos envolvidos no estudo dos vestígios porque a presença do grupo Aratu, cuja população indígena mais comum era a Tupi-guarani, é rara na região do Vale do Paraíba. Estima-se que os índios tenham vivido nesta região por volta de 1400 e se dispersado antes da chegada dos europeus em 1500.
Felizmente, as obras da Nova Tamoios não passará diretamente sobre o sítio arqueológico, o que preservará o local para futuras pesquisas e novas descobertas. A partir de agora, o local já passa a ser patrimônio arqueológico da União.
_______________
Links:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=227916