O ouro nazista que foi parar nos cofres de Salazar

Na carona da Grécia, que cogita cobrar dívidas da Alemanha referentes à II Guerra Mundial, por conta do atual momento de crise econômica eur...

Reichsbank GoldNa carona da Grécia, que cogita cobrar dívidas da Alemanha referentes à II Guerra Mundial, por conta do atual momento de crise econômica europeu, alguns portugueses lembram que os alemães ainda têm uma conta a pagar de 2,3 bilhões de euros a Portugal, por ocasião de indenizações referentes à I Grande Guerra não pagas. Essa soma de dinheiro ajudaria bastante a sanar algumas das pendências financeiras dos lusitanos, sem dúvida. Mas já que estamos na onda de relembrar pendências do passado, e se os judeus e alguns países europeus resolvessem cobrar de Portugal – o segundo país da Europa que mais ouro recebeu dos nazistas – toda a riqueza ilegal que foi aceita de bom grado pelos portugueses durante a II Guerra?

Entre 1939 e 1945, por conta dos custos com a guerra, os recursos financeiros alemães começaram a esgotar-se rapidamente. Como a sua moeda, o marco alemão, era rejeitada em quase todos os países mais importantes, os alemães tiveram que recorrer ao ouro para pagar suas despesas monumentais. Os nazistas não tiveram dúvidas e usaram as reservas roubadas dos povos conquistados para sanar suas finanças. E não só ouro, mas todos os bens de grande valor, como joias, porcelanas e outros objetos.

Com os bancos da suíça funcionando como “lavanderia” para o ouro roubado dos europeus pelos alemães, toda essa riqueza pilhada foi transformada em divisas estrangeiras para o III Reich. Portugal, por exemplo, recebeu 70 caminhões com divisas para o Banco Central Português a partir das barras de ouro pilhadas dos belgas.

As relações entre Portugal e Alemanha

Portugueses e alemães mantinham laços desde a Guerra Civil Espanhola. Nesse período, António Oliveira Salazar, ditador da ultradireita católica portuguesa e Adolf Hitler apoiaram o golpe do General Francisco Franco na Espanha. Em 1938 a Alemanha era o segundo maior parceiro comercial de Portugal. Apesar de se manterem oficialmente neutros durante a II Guerra, os portugueses se beneficiaram com a exportação de tungstênio para os alemães.

Ouro roubado em Portugal

Was the Nazi Gold Really DiscoveredOs serviços secretos dos aliados calcularam que o montante de ouro recebido da Alemanha pelos portugueses chegava, na época, ao valor de 144 milhões de dólares*, dos quais boa parte era de ouro belga roubado pelos nazistas. Durante a guerra foram entregues em Lisboa via Banco Nacional Suíço o equivalente a 127 toneladas de ouro fino (que na cotação atual daria algo em torno de 4,5 bilhões de euros, quantia bem superior à suposta dívida de guerra alemã recentemente lembrada pelos portugueses). Em 1944 os carregamentos cessaram e o banco central português resolveu vender o ouro suspeito, encerrando a famosa “Conta C” de onde provinha majoritariamente o ouro que Portugal recebia dos nazistas.

A Organização Judaica para a Devolução de Bens vem lutando há anos para reaver as cerca de 420 toneladas de ouro de judeus que desapareceram dos bancos suíços durante a guerra. Grande parte dele foi enviada pelos alemães para países que mantinham relações comerciais com o Eixo, como Espanha, Turquia, Suécia e Portugal. A crise econômica que atinge a Europa nos últimos anos pode acarretar também uma crise diplomática, na medida em que antigas feridas são reabertas e dívidas históricas são cobradas. O problema é que, como percebemos, às vezes quem acha que tem a receber, pode acabar tendo que pagar.

_________________________

* Os números apresentados nesse texto são de Pedro Ramos Brandão, doutor em história política contemporânea e ligado ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho em Lisboa, Portugal, em artigo para o número 31 da Revista História Viva, pp.80-85.

http://expresso.sapo.pt/alemanha-deve-23-mil-milhoes-de-euros-a-portugal-por-indemnizacoes-da-i-guerra=f799714

COMMENTS

BLOGGER: 9
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: O ouro nazista que foi parar nos cofres de Salazar
O ouro nazista que foi parar nos cofres de Salazar
http://lh6.ggpht.com/-hgZZprxoE74/UaZH6iGNFNI/AAAAAAAAEZI/8HO0koO3niA/Reichsbank%252520Gold%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-hgZZprxoE74/UaZH6iGNFNI/AAAAAAAAEZI/8HO0koO3niA/s72-c/Reichsbank%252520Gold%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/05/o-ouro-nazista-que-foi-parar-nos-cofres.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/05/o-ouro-nazista-que-foi-parar-nos-cofres.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy