1979: um ano de casos inexplicáveis na aviação mundial

O ano de 1979 foi particularmente estranho para a aviação mundial. É certo que aviões estão sujeitos a toda sorte de circunstâncias a partir...

O ano de 1979 foi particularmente estranho para a aviação mundial. É certo que aviões estão sujeitos a toda sorte de circunstâncias a partir do momento em que decolam dos aeroportos, mas em nenhum ano houve tantos casos estranhos como naquele final de década. Coincidências bizarras, premonições, sumiços repentinos, inclusive envolvendo um avião brasileiro. Confira três desses casos.

O desaparecimento do voo 967 da Varig

voo 967 da VarigNo dia 30 de janeiro de 1979, decolou do aeroporto de Narita, no Japão, o avião cargueiro da Varig rumo ao Rio de Janeiro, com escala nos Estados Unidos. Logo após a decolagem, o comandante Gilberto Araújo da Silva fez contato com a torre de controle. Estava tudo em ordem. Uma hora depois, estava previsto o segundo contato, o que não foi feito.

Trinta minutos após a decolagem em Tóquio, o avião desapareceu sobre o Oceano Pacífico sem deixar pistas. Apesar de intensas buscas na região, nenhum destroço, fuselagem ou corpos jamais foram encontrados.

O detalhe curioso: o comandante Gilberto era sobrevivente de um incidente ocorrido três anos antes, quando foi obrigado a fazer um pouso de emergência na França, devido a um incêndio no seu avião. Naquele episódio, 123 pessoas morreram, e o comandante entrou para o seleto grupo da história como um dos raros comandantes a estar envolvido em dois acidentes com vítimas fatais.

Em 2009, reportagem do Fantástico sobre os 30 anos do caso

 

191: o número mortal

Quatro meses depois do desaparecimento do avião da Varig, um DC-10 da American Airlines caiu nas proximidades do aeroporto de Chicago quando decolava rumo à Califórnia. Entre as vítimas fatais, estava a escritora norte-americana Judy Wax, que tinha acabado de lançar seu livro, Starting in the Middle. O número do seu trágico voo era 191, e na página 191 do livro, Judy falava sobre o seu medo de voar.

Também em maio de 1979, antes da morte da autora, a revista Chicago fez uma resenha do livro e publicou uma foto de Judy Wax. Na página anterior da resenha, havia um anúncio de página inteira de um DC-10, da American Airlines, para a Califórnia...

Ossos Pulverizados

learjetEm agosto de 1979, um Learjet desapareceu sobre o deserto egípcio, a sudoeste do Cairo, depois de decolar de Atenas rumo a Jeddah. A bordo do avião estavam o proprietário do aparelho, o armador libanês Ali Eldin al-Bahri, Peter Seime, um sueco especialista em petróleo, Theresa Drake e dois pilotos. O avião apareceu em diversos radares, tinha combustível o suficiente para mais 4 horas de voo, quando foi contatado pela última vez na torre do Cairo. Não houve nenhum pedido de socorro.

Apesar dos esforços das forças aéreas do Egito e da Arábia Saudita, os destroços não foram encontrados. 

No entanto, em fevereiro de 1987, uma equipe de arqueólogos encontrou o avião perdido, 435 quilômetros a sudoeste do Cairo. A fuselagem estava intacta e não havia nenhum sinal de fogo, embora uma asa estivesse a cerca de 1,5 quilômetro do local principal. Beduínos haviam, aparentemente, encontrado o jato alguns anos antes e tinham depenado seu interior.

À primeira vista, não havia restos de seres humanos a bordo. Uma inspeção mais aprofundada, todavia, revelou ossos humanos moídos, quase pulverizados, empilhados no piso do avião.

“O maior desses ossos” – disse Tom, pai de Theresa Drake –, não era maior do que um polegar.

O professor Michael Day, osteólogo do Saint Thomas Hospital, em Londres, achou que os ossos deveriam estar quase intactos.

- Em oito anos, eles certamente não deveriam ter começado a se desintegrar. Nem mesmo animais ferozes teriam deixado fragmentos tão diminutos - disse Day. Até hoje, não se sabe exatamente o que aconteceu para deixar os restos mortais dos tripulantes nessas condições.

_____________________

BERLITZ, Charles. O livro dos fenômenos estranhos. E. Best Seller, 1988.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Varig_967

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: 1979: um ano de casos inexplicáveis na aviação mundial
1979: um ano de casos inexplicáveis na aviação mundial
http://lh3.ggpht.com/-LjuzMRS_F8E/Ui8-QSoW9II/AAAAAAAAFfc/WnqZkxYvIHY/voo%252520967%252520da%252520Varig%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-LjuzMRS_F8E/Ui8-QSoW9II/AAAAAAAAFfc/WnqZkxYvIHY/s72-c/voo%252520967%252520da%252520Varig%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/09/1979-um-ano-de-casos-inexplicaveis-na.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/09/1979-um-ano-de-casos-inexplicaveis-na.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy