Ressurreição de Cristo, coelhos da Páscoa e ovos de chocolate: qual a relação?

Aparentemente a celebração da Páscoa cristã é um emaranhado de simbolismos religiosos, pagãos e comerciais misturados. E é mesmo. Desde sua...

rafael_ressurreicao_de_cristo Aparentemente a celebração da Páscoa cristã é um emaranhado de simbolismos religiosos, pagãos e comerciais misturados. E é mesmo. Desde sua origem, o cristianismo primou por absorver crenças e símbolos de outras seitas, para ajudar a assimilação dos novos preceitos cristãos. A Páscoa nada mais é do que a perfeita síntese dessa característica.

 

Desde tempos remotos, em regiões em torno do Mediterrâneo, era costume celebrar o fim do Inverno e a chegada da Primavera através de rituais pagãos de fertilidade durante o mês de março. O povo judeu, também famoso por roubar mitologia alheia, adaptou essa celebração ao seu calendário religioso, marcando com ele o êxodo do Egito.

Os cristãos romperam com muitas tradições judaicas, mas mantiveram a mania de roubar e adaptar símbolos e mitologias alheias: a Páscoa, a partir de agora para eles, marca a ressurreição de Cristo e deve ser comemorada no domingo seguinte à lua cheia posterior ao equinócio da Primavera, nunca antes de 22 de março ou depois de 25 de abril.

 

Onde entra o coelho e os ovos nessa história?

Ostara1 Lembra das celebrações pagãs? Muito bem, uma das divindades adoradas nessa época era Ostara, a deusa da primavera. Simbolicamente, a primavera representa para os pagãos o renascimento, o novo ciclo que se inicia na Natureza, época de celebrar a vida e a fertilidade. Em suas representações mais comuns, Ostara aparece segurando ovos ao lado de um coelho — sendo assim a junção de três símbolos de vida e fertilidade: os ovos, a mulher e o coelho. A adoção destes símbolos como elementos da ressurreição de Cristo foi aprovada no Concilio de Niceia (325 E.C.) como forma de atrair adeptos e facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos. A partir de então, começaram a aparecer pinturas de Jesus Cristo, sua mãe Maria e muitos ovos juntos.

 

E o chocolate?

cacau Bem, foi mais 1.000 anos depois do Concilio de Niceia que os europeus, em contato com os astecas no Novo Mundo, tiveram a oportunidade de conhecer o cacau e seus derivados, como o xocoatl, bebida que deu origem ao chocolate. Ainda tiveram que esperar mais 200 anos, até que os franceses tivessem a ideia de produzir os primeiros ovos de chocolate da história.

Os europeus levaram o cacau da América no século XVI, e no século XVIII trouxeram o simbolismo do coelho e dos ovos de Páscoa através dos imigrantes alemães. No século XX, com a industrialização em pleno vapor, a difusão comercial e publicitária desses ovos de chocolate pelo mundo fez as pessoas esquecerem um pouco o lado religioso da Páscoa. Mas como diz uma anedota recente, que culpa elas têm se preferem mais o chocolate do que a religião?

COMMENTS


Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Ressurreição de Cristo, coelhos da Páscoa e ovos de chocolate: qual a relação?
Ressurreição de Cristo, coelhos da Páscoa e ovos de chocolate: qual a relação?
http://lh3.ggpht.com/-GIuTN6bnG48/T4CSUwJfX3I/AAAAAAAAB68/TNtIV2Pbmd0/rafael_ressurreicao_de_cristo_thumb%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-GIuTN6bnG48/T4CSUwJfX3I/AAAAAAAAB68/TNtIV2Pbmd0/s72-c/rafael_ressurreicao_de_cristo_thumb%25255B5%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/04/ressurreicao-de-cristo-coelhos-da.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2012/04/ressurreicao-de-cristo-coelhos-da.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy