Olympio Mourão Filho: de legalista a conspirador, uma análise dos antecedentes do Golpe de 64 através de suas Memórias (parte 1/5)

Generais Antônio Carlos Muricy e Mourão Filho precipitaram o Golpe A partir de agora, publico em ca...

Generais Antônio Carlos Muricy e Mourão Filho precipitaram o Golpe
A partir de agora, publico em capítulos um trabalho de pesquisa que eu produzi sobre um dos mais importantes responsáveis pela deflagração do indigno Golpe Civil-Militar de 64 - porém não muito lembrado - o General Olympio Mourão Filho. Comandante da 4ª Região Militar, sediada em Juiz de Fora, o "General Apressado", como então lhe chamaram colegas de golpe, precipitou os eventos que vinham sendo tramados nos bastidores desde 61. Sua marcha sobre o Rio em 31 de março foi então considerado o marco do início do fatídico evento, que viria a perdurar por 21 anos. Neste trabalho, vamos compreender o seu verdadeiro lugar em todo o evento, bem como a sua brusca mudança de posição: de legalista em 1961, quando militares já tramavam o Impedimento de Goulart, a conspirador, trabalhando para derrubar o legítimo governo de João Goulart em 1964.



Introdução




O século XX representa para o Brasil um dos momentos mais conturbados com relação às áreas política e militar. Desde a Revolução de 30, passando pelo Golpe do Estado Novo até o Golpe de 64, as instituições políticas brasileiras passaram por inúmeras provações e ameaças; foram derrubadas, restauradas ou reformadas. E o fator comum a todos esses eventos políticos, é a participação ativa de certos grupos militares, seja atuando como legitimadores das decisões políticas, dando suporte ideológico através de intimidação, impondo sua posição de árbitro da política ou atuando diretamente na tomada do poder.

Getúlio Vargas ao centro, líder da Revolução de 30
Entretanto, as Forças Armadas representam um grupo de pessoas de pensamento diverso e nem sempre os militares estiveram unidos ideologicamente, fator que suscitou conflitos entre correntes moderadas e radicais internas em vários episódios.
Um destes momentos em que os militares estiveram divididos ideologicamente diz respeito ao período conturbado por que o país passou por ocasião da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961. Nesse momento o Congresso era formado por políticos conservadores da linha ruralista, já não condizentes com o novo período industrialista por que passou o país, especialmente durante o governo de Juscelino Kubitschek. Jânio se sentia isolado e alegava que não podia governar plenamente com um Congresso “envelhecido”, e passou a jogar toda a responsabilidade dos problemas do país nas reformas que pretendia fazer e que o legislativo emperrava. É então neste contexto que Jânio achava que sua renúncia poderia fazê-lo livrar-se de um Poder fiscalizador, que entravava seus projetos na Câmara. A renúncia, na sua concepção, era a chave para que setores políticos e econômicos, temendo o que poderia representar o governo de seu vice-presidente, João Goulart, lhe dessem plenos poderes, alçando-lhe de volta ao governo. Entretanto, seu plano falhara.



Às 10 horas da manhã do dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros de fato renunciou. Achava que faria a população crer que fora deposto. Contava com a implementação de uma Junta Militar provisória, que seria criada no intuito de evitar a posse indesejada do vice-presidente. Mas o Congresso aceitou a sua renúncia como fato consumado, logo trabalhando no novo problema da sucessão presidencial.

continua...  




COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Olympio Mourão Filho: de legalista a conspirador, uma análise dos antecedentes do Golpe de 64 através de suas Memórias (parte 1/5)
Olympio Mourão Filho: de legalista a conspirador, uma análise dos antecedentes do Golpe de 64 através de suas Memórias (parte 1/5)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAGIT04U9aS3IufRFUozSwpBjrlfxKAKmG-AcnGFhQf4vAj80mDOIZ5TzgwljbMCY_R6g_mhVbJ0ETzbG0TzEzdo8NvY5pbZcyiMFG0HqnJ4X2ijcxlkTyi_BJmA2zGw5SD8C1W7CmEng/s400/muricy-mour%25C3%25A3o.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAGIT04U9aS3IufRFUozSwpBjrlfxKAKmG-AcnGFhQf4vAj80mDOIZ5TzgwljbMCY_R6g_mhVbJ0ETzbG0TzEzdo8NvY5pbZcyiMFG0HqnJ4X2ijcxlkTyi_BJmA2zGw5SD8C1W7CmEng/s72-c/muricy-mour%25C3%25A3o.jpg
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/olympio-mourao-filho-de-legalista.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/01/olympio-mourao-filho-de-legalista.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy