Ciência e religião juntas?

Não é de hoje que filósofos, cientistas e outros pesquisadores tentam encontrar um meio de juntar dois campos do conhecimento que sempre and...

fe-e-cienciaNão é de hoje que filósofos, cientistas e outros pesquisadores tentam encontrar um meio de juntar dois campos do conhecimento que sempre andaram em paralelo: a ciência e a religião. Desde os primórdios da ciência, duas características sempre andaram juntas quando nos referimos a essas tentativas: primeiro, o fracasso retumbante de todas elas; e segundo a forte oposição das vertentes religiosas. Isso pelo menos até a era darwinista, no final do século XIX, quando a Igreja ainda tinha grande poder e influência.

O problema, para a Igreja, é que a teoria evolucionista baseada nas descobertas empíricas de Charles Darwin conseguiu conquistar uma gama respeitável de adeptos, até se tornar o esquema explicativo fundamental e predominante sobre a origem das espécies, e do homem em particular, ferindo os dogmas religiosos do tipo “Adão e Eva”.

Darwin-macacoNaqueles primeiros anos, com a Igreja ainda forte, a campanha de ridicularização e difamação do autor da teoria evolucionista não foram poucas, numa tentativa vil de esvaziar a credibilidade do paradigma rival. Os anos se passaram e, como sabemos, os religiosos colocaram em prática aquele velho e conhecido dilema: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

Desde então, pensadores, religiosos e até alguns cientistas buscam um meio de conciliar o que antes era inconciliável: a fé com a teoria evolucionista. Até o ex-papa Bento XVI chegou a se pronunciar a esse respeito recentemente – indo na contramão dos seus antecessores. Essa busca está inserida num certo modismo que por ora se instala em alguns tipos de cientistas, apoiados em descobertas da física quântica, que, embora recentes e até certo ponto ainda preliminares, dão esperança a esses adeptos de uma forma de ciência pós-moderna – muitos deles, também religiosos – de encontrarem a chave para a união dos dois paradigmas. A Igreja, em crise de credibilidade, agradece a boa vontade. Irônico é saber que estes mesmos cientistas seriam excomungados, quiçá até queimados na santa fogueira, caso tivessem essas mesmas ideias um pouco antes da Igreja mudar de opinião…

É lamentável essa recorrente necessidade religiosa de tentar juntar fé e ciência, quando na verdade estão apenas tentando salvar a pele da primeira. Curiosamente, também aqueles novos cientistas pós-modernos trabalham para essa busca infrutífera e desnecessária, gastando enormes recursos e tempo em pesquisas que só servem para enfeitar as revistas e sites da Nova Era. A religião tenta englobar todas as teorias rivais sob o guarda-chuva da fé, desde que não possam confrontá-las, como é o caso da teoria evolucionista.  Quando a religião era forte o suficiente e tinha poder nas mãos, combateram e ridicularizaram estas mesmas teorias, mas agora que está enfrentando uma crise de credibilidade, muda de postura bem convenientemente. Ciência e fé são paradigmas rivais e sempre continuarão a ser, pois têm metodologias e práticas totalmente diversas. No dia que a religião se basear em evidências, ou a ciência se basear em fé, então estarão acabadas e não cumprirão as suas vocações primordiais.

COMMENTS

BLOGGER: 1
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Ciência e religião juntas?
Ciência e religião juntas?
http://lh6.ggpht.com/-uvxxSkzjabs/Ugpkt-0o8xI/AAAAAAAAE58/eud_PTlx2wU/fe-e-ciencia%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-uvxxSkzjabs/Ugpkt-0o8xI/AAAAAAAAE58/eud_PTlx2wU/s72-c/fe-e-ciencia%25255B6%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/08/ciencia-e-religiao-juntas.html
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/08/ciencia-e-religiao-juntas.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy