Esfera gigante de ferro e pedra encontrada nas florestas da Bósnia

Uma enorme esfera de pedra encontrada em uma floresta da Bósnia vem intrigando e dividindo especialistas. E m entrevista ao jornal britâni...

Uma enorme esfera de pedra encontrada em uma floresta da Bósnia vem intrigando e dividindo especialistas.

esferas gigantes da Bósnia 1

Em entrevista ao jornal britânico The Independent, o arqueólogo bósnio Semir Osmaganic advoga que formação rochosa é a mais antiga feita à mão por humanos.

Descoberta em uma floresta próximo à cidade bósnia de Zavidovici, a bola de pedra mede entre 1,2 a 1,5 metro de diâmetro, e, em sua composição, tem uma quantidade "extremamente alta" de ferro, segundo Osmaganic.

De acordo com outro pesquisador bósnio, Sam Osmanagich, a região era repleta de esferas no passado, mas muitas teriam sido destruídas na década de 70 por culpa de boatos de que havia ouro escondido dentro delas.

Em 2005, Osmanagic, conhecido como o "Indiana Jones bósnio", virou destaque na imprensa internacional ao alegar que um conjunto de colinas no Vale Visoko, na Bósnia, era, na verdade, um local de pirâmides antigas ligadas por uma rede de túneis subterrâneos.

esferas gigantes da Bósnia 2

Apesar das críticas que recebeu na ocasião, o especialista teve o apoio do governo do país, que liberou recursos para escavações na área.

"Soubemos que o mundo está rindo da gente (...), mas não há governo no mundo que deva se calar diante de algo que é positivo."

Críticas

Mas Anthony Harding, presidente da Associação Europeia de Arqueólogos, descreveu a revelação como um "total absurdo".

"Acredito que a esfera possa datar da Idade do Bronze ou Romana. Mas a especulação de que ela seria uma estrutura de 12 mil anos é totalmente fantasiosa e ninguém com um mínimo de conhecimento básico sobre arqueologia ou história diria isso", disse Harding ao Independent.

Já Amanda Edwards, professora da Escola de Ciências Ambientais, Atmosféricas e de Terra da Universidade de Manchester (Reino Unido), diz não acreditar que a esfera tenha sido feita por humanos.

Segundo ela, a pedra teria sido formada "pela precipitação de cimento natural entre os grãos de sedimento", processo conhecido como concreção, afirmou Amanda ao jornal britânico Daily Mail.

BBC

COMMENTS

BLOGGER: 4
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Esfera gigante de ferro e pedra encontrada nas florestas da Bósnia
Esfera gigante de ferro e pedra encontrada nas florestas da Bósnia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXZniyX5zylVVpb7l7_r4YR42vILv2VPE6-CGlXb6PgehvLUWeIIyAM2OSuRnqoUuIgAH1RGs_viQ9ptj5HmJeWaiuwIp0ZpmbcGLo2ggSdIxUvQqY-cxB2isM5BnfxlA47gsVHl-73mA/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXZniyX5zylVVpb7l7_r4YR42vILv2VPE6-CGlXb6PgehvLUWeIIyAM2OSuRnqoUuIgAH1RGs_viQ9ptj5HmJeWaiuwIp0ZpmbcGLo2ggSdIxUvQqY-cxB2isM5BnfxlA47gsVHl-73mA/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2016/04/esfera-gigante-de-ferro-encontrada-nas.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2016/04/esfera-gigante-de-ferro-encontrada-nas.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy