Paraúna, uma antiga civilização no interior de Goiás?

Construções humanas erodidas pelo tempo, ou formações naturais? Paraúna é uma pequena cidade localizada no sudoeste de Goiás com quase 8...

parauna02

Goias_Municip_Parauna

Construções humanas erodidas pelo tempo, ou formações naturais? Paraúna é uma pequena cidade localizada no sudoeste de Goiás com quase 8 mil habitantes e a 150 quilômetros de Goiânia, cercada de lendas e misticismos semelhantes às da Serra do Roncador, no Mato Grosso, conforme vimos aqui.

 

Na região foram encontradas controversas ruínas que geram especulações sobre uma possível civilização pré-colonial no Brasil talvez ligada aos incas ou a uma civilização desconhecida, embora os vestígios arqueológicos pouco tenham sido estudados até agora. Segundo o pesquisador Gilberto Schoereder, o Centro Nacional de Pesquisas e Cultura (CNPC) esteve na cidade em 1960, mas sem maiores explicações, foi pressionado pelo governo brasileiro a suspender as pesquisas durante o regime militar no começo dos anos 70.

Do que foi visto, a impressão é de que as ruínas podem ser restos de uma cidade antiga que existiu há milhares de anos no país, contrariando a linha oficial da arqueologia que diz que no Brasil não houveram civilizações avançadas antes dos portugueses. “Monumentos” como esfinges desgastadas pela ação do tempo parecem zelar pelo lugar:

 

parauna07       parauna08

 

parauna05As muralhas da cidade alcançam cerca de 2 quilômetros de extensão, e foram encontrados resquícios de óleo de baleia na argamassa utilizada, uma técnica de construção desconhecida pelos indígenas. Hoje ela está coberta em grande parte pela vegetação, dificultando a sua identificação imediata.

Ponte de PedraA tendência dos pesquisadores oficiais é atribuir as ruínas a erosões naturais do solo, mas basta uma olhada nos blocos de basalto da muralha e na ponte de pedra para perceber nitidamente que são construções feitas pela mão do homem.

Na região também é possível se maravilhar com os mistérios da Serra da Portaria, um contraforte montanhoso com 120 metros de altura. Segundo o pesquisador Alódio Tovar, que residiu na região e foi capaz de explorá-la, lá existe um túnel aberto, bem no alto, que desce até uma grande galeria escavada no interior da grande serra. O que chama a atenção também é a superfície do seu topo, bastante retilínea para um monumento natural.

 

parauna serra da portaria

1199636122_serra_da_portaria

Grandes enigmas ainda esperam para ser desvendados nesta região central do Brasil, mais uma das cidades ligadas a um passado desconhecido dos primeiros habitantes dessa nossa terra.

_______________

Fontes: SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso. Ed. Nova Era: Rio de Janeiro, 2002. p. 206; pp. 295-296

http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/pag/1/fonseca_arqueologia2.htm

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Paraúna, uma antiga civilização no interior de Goiás?
Paraúna, uma antiga civilização no interior de Goiás?
http://lh6.ggpht.com/-JBOUjArwAw0/UOYHtcW2jQI/AAAAAAAADYU/FunTeLLB-l4/parauna02%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh6.ggpht.com/-JBOUjArwAw0/UOYHtcW2jQI/AAAAAAAADYU/FunTeLLB-l4/s72-c/parauna02%25255B4%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2013/01/parauna-uma-antiga-civilizacao-no.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/01/parauna-uma-antiga-civilizacao-no.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy