Na cidade de Taos, no Novo México, EUA, um fenômeno curioso e até agora inexplicável atiça a curiosidade dos moradores locais e de centenas ...
Na cidade de Taos, no Novo México, EUA, um fenômeno curioso e até agora inexplicável atiça a curiosidade dos moradores locais e de centenas de turistas, que confirmaram através de relatos o incomum evento: nessa localidade, um constante ruído de baixa frequência pode ser ouvido, semelhante a um distante motor a diesel ligado o dia inteiro.
Visualizar Taos em um mapa maior
O evento passou a ser conhecido nos anos 90 como “Taos Hum” (Zumbido de Taos), e moradores locais, sem saber quem ou o quê produz o efeito sonoro misterioso, chegaram a recorrer ao Congresso para que fosse efetivada uma investigação oficial na cidade. As primeiras pesquisas mostraram que o som surgia repentina e imprevisivelmente, e que ao menos 2 por cento da população local sofria frequentemente com o fenômeno. O trabalho também descartou a suspeita de que instalações militares na região sejam responsáveis pelo ruído, que apesar de relativamente baixo, causa dor de cabeça, insônia e irritação na população.
Curiosamente, o som, apesar de perfeitamente audível, não pode ser captado por microfones convencionais. Apesar de ter ganho o nome da cidade dos Estados Unidos por ter sido o local onde os eventos ocorreram com maior frequência, já havia relatos de sons inexplicáveis como esses pelo mundo nos anos 70 e 80. Ainda hoje acontecem relatos em outras partes do planeta.
Descartadas todas as hipóteses possíveis dentro do campo científico, as investigações se encerraram sem uma conclusão, e o mistério sobre o que causa o zumbido de Taos ainda está no campo dos mistérios não resolvidos desse mundo.
______________________
Links: