A história do crocodilo da Lacoste

  O francês René Lacoste foi um jogador de tênis superstar. Em 1926 e 1927, ele foi classificado como número um do mundo, e durante sua ca...

 

VV11881O francês René Lacoste foi um jogador de tênis superstar. Em 1926 e 1927, ele foi classificado como número um do mundo, e durante sua carreira no tênis, ganhou sete torneios do Grand Slam. Mas ele achava o traje associado com o esporte muito desconfortável, limitando os movimentos: camisas brancas de abotoar com mangas compridas, calças compridas e uma gravata. Era um monte de roupa para correr durante as partidas.

Lacoste estava procurando uma camisa que fosse mais adequada aos movimentos. Em um artigo de 1979 da revista People, ele explica:

"Um dia eu notei meu amigo, o Marquês de Cholmondeley, vestindo sua camisa polo na quadra", lembra René. "'Que ótima ideia, pensei para mim mesmo". Foi tão prático, na verdade, que René encomendou um alfaiate inglês para fabricar algumas camisas em algodão e lã. "Logo todo mundo estava usando", ele sorri.

rene-lacoste-champion-inventeur-289257Especialistas atribuem a invenção da camisa polo para atender as necessidades dos jogadores britânicos na Índia no século 19. O estilo foi imitado nos EUA por John Brooks, neto do fundador da Brooks Brothers, depois que viu jogadores de polo vestindo as camisas na Inglaterra no final dos anos 1800.

Na mesma época, Lacoste foi apelidado de "O Crocodilo" por seus fãs e pela mídia, por razões que ainda são especulativas hoje: sua agilidade atlética, seu nariz pontudo e uma aposta:

A imprensa americana o apelidou “Jacaré” em 1927, depois dele ter apostado uma mala de pele de crocodilo com o capitão da equipe da Copa Davis francês. Quando ele voltou para a França, "jacaré" virou "crocodilo", e Lacoste ficou conhecido para sempre como “O Crocodilo”. (fonte)

Não só ele adotou o apelido, mas foi com tudo e passou a usar um logotipo do réptil bordado em seu blazer. Tornou-se sua marca pessoal antes que houvessem marcas pessoais.

Depois que ele se aposentou do tênis em 1930, começou a empresa La Chemise Lacoste com seu amigo André Gillier, presidente da maior empresa de malhas francesa na época, para produzir e vender camisetas do crocodilo estampado. A camisa de tênis Lacoste fez o seu caminho para os Estados Unidos em 1952 e foi cuidadosamente marcada como "o símbolo de status do desportista competente", uma tentativa de estabelecer a marca Lacoste nos escalões superiores da sociedade.

 

izod-lacoste-label-575x431Izod Lacoste, como a marca se tornou conhecida nos Estados Unidos (Izod era o nome uma marca de roupas que havia se associado com a Lacoste nos EUA), inicialmente parecia ser um fracasso: não havia muitos clientes no início dos anos 50 para uma camisa polo bem cara (cerca de US $ 8, então) com um pequeno crocodilo costurado no peito. Mas Vincent De Paul Draddy, que originalmente licenciou o nome de Lacoste para Izod, teve uma ideia brilhante. Ele forneceu Izod Lacoste a alguns de seus amigos famosos, incluindo o JFK, o presidente Eisenhower e Bing Crosby, e a partir daí, a camisa pegou, e tornou-se fácil de encontrar em lojas de departamento. As pessoas gostavam de usá-las, especialmente se os ricos e famosos que já eram fãs usassem também.

Nos anos 1970 e 80, Izod, como as camisas ficaram conhecidas, foram espalhadas ao longo de todas as gerações. Adolescentes, e particularmente aqueles que queriam assumir uma aparência formal, abraçaram o estilo. No início da década de 1990, a tendência foi desaparecendo. Lacoste e Izod se separaram em 1993 (Lacoste ficou mais elitizada; Izod tornou-se mais acessível com preços moderados, abandonando o crocodilo).

René Lacoste faleceu em 1996.

tumblr_lfx0ic3wJe1qg3529o1_400

 

_____________________

http://blogs.smithsonianmag.com/threaded/2013/06/the-story-behind-the-lacoste-crocodile-shirt/

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: A história do crocodilo da Lacoste
A história do crocodilo da Lacoste
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq_EICqGL1IHuFl2rK1mza35reNEwz07ggrMGHsAsSugrO0lODSRG2YKIVX_uqiZW1C-Dgyy8RY1EPj1EAEAVeTUOf4xFVL_zqR1ZhgyzyYMpm3QUSyD8zl2vSDjdVwkC1Qn4KfZ87g5Q/?imgmax=800
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjq_EICqGL1IHuFl2rK1mza35reNEwz07ggrMGHsAsSugrO0lODSRG2YKIVX_uqiZW1C-Dgyy8RY1EPj1EAEAVeTUOf4xFVL_zqR1ZhgyzyYMpm3QUSyD8zl2vSDjdVwkC1Qn4KfZ87g5Q/s72-c/?imgmax=800
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2013/07/a-historia-do-crocodilo-da-lacoste.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2013/07/a-historia-do-crocodilo-da-lacoste.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy