Pulgas servirão de inspiração para a criação de robôs saltadores

Há muitos e muitos anos que as pulgas intrigam pesquisadores, por conta da sua incrível e única capacidade de saltar a uma distância equi...

pulga

Há muitos e muitos anos que as pulgas intrigam pesquisadores, por conta da sua incrível e única capacidade de saltar a uma distância equivalente a 200 vezes o comprimento do seu corpo. Há cinquenta anos, duas teorias rivais competiam para explicar a capacidade da pulga pular tão longe e tão rápido. Recentes estudos feitos através do uso de câmera lenta conseguiram mostrar como o salto é feito, pondo um ponto final à polêmica.

Cientistas da Universidade de Cambridge já sabiam, por conta de estudos anteriores, que a origem da energia que proporciona o salto era uma estrutura elástica, como uma mola, presente no corpo do inseto, e não músculos poderosos. Mas o funcionamento do mecanismo ainda não era plenamente conhecido: não se sabia como as pulgas conseguiam aplicar o impulso, devido ao seu tamanho minúsculo e à incrível velocidade do ato. A propulsão vinha através dos joelhos? Da junta das patas traseiras que se comprimiam? Filmagens em câmera lenta desvendaram o salto.

 

O segredo está em como as pulgas conseguem transformar as patas traseiras em alavancas de múltiplas partes. De acordo com os cientistas, na revista científica Journal of Experimental Biology, “esse ‘efeito alavanca’ permite que as pulgas pressionem suas patas no chão, e a liberação repentina da ‘mola enrolada’ projeta o inseto para a frente e para cima”. As patas se prendem no chão e se encolhem, guardando energia para o salto. Vejam no video a pulga em ação:

 

 

Apesar de terem desvendado o mecanismo de salto das pulgas, os cientistas britânicos ainda não compreendem por que as pulgas sempre saltam na mesma direção, ou como ela trava as pernas enquanto está comprimindo a mola. Eles agora pensam em copiar a mecânica do salto das pulgas para criarem robôs. Entretanto, mistério é saber para quê servirão estes robôs saltitantes…

 

Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2011/02/110210_videopulgaebc.shtml

COMMENTS

BLOGGER: 13
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Pulgas servirão de inspiração para a criação de robôs saltadores
Pulgas servirão de inspiração para a criação de robôs saltadores
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TVleGJItGtI/AAAAAAAAAfQ/fYU_AKZGPKU/pulga_thumb%5B4%5D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/_l0CCAmvM0FM/TVleGJItGtI/AAAAAAAAAfQ/fYU_AKZGPKU/s72-c/pulga_thumb%5B4%5D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2011/02/pulgas-servirao-de-inspiracao-para.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/02/pulgas-servirao-de-inspiracao-para.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy