Einstein, religião e deus

É muito comum vermos hoje em dia debates em fóruns da internet que tratam da antiga e ainda pertinente controvérsia entre ciência e religiã...

albert_einstein1 É muito comum vermos hoje em dia debates em fóruns da internet que tratam da antiga e ainda pertinente controvérsia entre ciência e religião. Nestas discussões, alguns crentes um pouco mais esclarecidos alegam que um dos maiores cientistas que esta Terra já viu era também crente, e para corroborar suas opiniões, lançam mão de uma série de citações em que Einstein menciona “deus”. Antes que estas alegações entrem para o grande acervo de clichês injustificáveis que viraram “verdades” incontestáveis, é preciso esclarecer qual era a visão de Albert Einstein a respeito de “deus”.

 

O exemplo claro de distorção histórica vem logo que comparamos a opinião de crentes contemporâneos de Einstein com os de hoje, muitos anos após sua morte. Hoje, é comum os religiosos simpatizarem com o cientista, acreditando que ele teria sido um deles — é compreensível que apologistas da religião tentem reclamar Einstein para o seu time, um grande reforço de credibilidade — mas os de sua época sabiam exatamente o que Einstein pensava sobre deus. São vários os relatos de importantes religiosos que se sentem atingidos com as críticas de Einstein ao deus pessoal (pessoal não no sentido de privado ou íntimo, mas no sentido de “pessoa”, o deus-humano dos crentes) registradas no livro Deus, um delírio, de Richard Dawkins, dos quais extraímos alguns exemplos. De um advogado americano: “lamentamos profundamente que o senhor tenha feito a declaração [...] em que ridiculariza a ideia de um deus pessoal”; de um rabino de Nova York: “Einstein é um grande cientista, mas suas opiniões religiosas são diametralmente opostas ao judaísmo”. Mais explícita é uma carta abjeta e cheia de ódio de um crente americano, fundador da Associação do Tabernáculo do Calvário e que deixa claro que os religiosos contemporâneos a Einstein não pensavam que o cientista era um deles. De modo algum. Vejamos.

Prof. Einstein, acredito que todo cristão nos Estados Unidos vai lhe responder: “Não vamos abrir mão de nossa crença em nosso Deus e em seu filho Jesus Cristo, mas o convidamos, se o senhor não acredita no Deus do povo desta nação, a voltar ao local de onde veio”. [...] Prof. Einstein, todo cristão dos Estados Unidos vai imediatamente responder: “Pegue a sua teoria maluca e mentirosa da evolução e volte para a Alemanha, de onde veio, ou pare de tentar destroçar a fé de um povo que o recebeu de braços abertos quando o senhor foi obrigado a fugir de sua terra natal”.

Parece que está claro que os críticos religiosos de sua época sabiam que Einstein não era crente. Mas então, o que Einstein era?

Para isso, precisamos relembrar algumas terminologias. Um teísta, o crente típico da igreja católica, da Universal, da religião judaica ou islâmica, acredita que deus, além de criar o universo, ainda está presente e se interessa pelo que nós fazemos aqui, supervisionando e influenciando nosso destino, atendendo preces, perdoando ou punindo pecados, fazendo milagres, etc.; o deísta também acredita numa inteligência sobrenatural, mas a atuação de deus se limitou apenas a criar o universo e as leis que o regem; os panteístas não acreditam neste deus pessoal, mas usam o termo “deus” como sinônimo para a natureza, o universo ou para a ordem que governa seu funcionamento, não num sentido sobrenatural. Richard Dawkins define: “o panteísmo é um ateísmo enfeitado. O deísmo é um teísmo amenizado”.

Carl-Sagan-1 Feita a distinção, parece que está claro qual era a “religião einsteiniana”. Einstein usou “deus” num sentido puramente metafórico, poético, como tantos outros cientistas, o que causa confusão e má-fé de alguns crentes. Carl Sagan disse: “[...] Se por ‘Deus’ se quer dizer o conjunto de leis físicas que governam o universo, então está claro que este Deus existe. É um Deus emocionalmente insatisfatório [...] não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade”.

Cientistas usam “deus” num sentido metafórico especial. Esse deus panteísta não tem absolutamente nada a ver com o deus “intervencionista, milagreiro, telepata, castigador de pecados, atendedor de preces da Bíblia, dos padres, dos mulás e rabinos”. Antes que cometa o equívoco de sair por aí dizendo que Einstein era crente, confundindo as coisas, conheça os fatos. Ou as palavras do próprio:

É claro que era mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Não acredito num deus pessoal e nunca neguei isso, e sim o manifestei claramente. Se há algo em mim que possa ser chamado de religioso, é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo, do modo como nossa ciência é capaz de revelar.

Neste sentido, apesar de ateu, também sou religioso.

 

Fonte: DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. Companhia das Letras. São Paulo, 2007

COMMENTS

BLOGGER: 2
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: Einstein, religião e deus
Einstein, religião e deus
http://lh3.ggpht.com/-uTSiXJnyHvo/ToEaHUH0l-I/AAAAAAAABIU/ExP_jEeH9ig/albert_einstein1_thumb%25255B9%25255D.jpg?imgmax=800
http://lh3.ggpht.com/-uTSiXJnyHvo/ToEaHUH0l-I/AAAAAAAABIU/ExP_jEeH9ig/s72-c/albert_einstein1_thumb%25255B9%25255D.jpg?imgmax=800
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2011/09/einstein-religiao-e-deus.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2011/09/einstein-religiao-e-deus.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy