101 problemas de Filosofia - "O Juiz Enforcador"

A partir de agora, nosso blog vai contar com uma seção dedicada a assuntos filosóficos, que dentro em breve estará sob o comando da nossa ...

A partir de agora, nosso blog vai contar com uma seção dedicada a assuntos filosóficos, que dentro em breve estará sob o comando da nossa primeira-dama Lici Calheiros. Acompanhe o primeiro desafio de filosofia, pense e responda.




E para inaugurar a categoria "Filosofia" no nosso blog, enquanto a "primeira-dama" maguita não pode assumir o comando, eu resolvi começar com desafios de filosofia muito interessantes, tirados do livro 101 Problemas de Filosofia, de Martin Cohen. Neste livro o autor se propõe a ensinar os principais fundamentos de filosofia de modo descontraído e fácil, através de pequenas histórias que às vezes contêm uma moral embutida. Eu coloco as histórias e dentro em breve publico a resposta-explicação recomendada pelo autor. Vamos ver se estão bons de raciocínio e julgamento:




O Juiz Enforcador




forca




O Juiz Temível já teve diante de si um grande número de indivíduos desagradáveis. No entanto, este, que se intitulava "O Filósofo", embora nunca tivesse estudado o assunto, realmente o havia irritado. Temível diz:



"Quero ensinar a você, prisioneiro, o valor da honestidade. Você é acusado de fraude e estelionato, e de, repetida e sistematicamente, mentir em tribunal para tentar salvar sua pele miserável. Pois bem, amigo, agora a Justiça o pegou. A sentença deste tribunal é..." (neste momento o Juiz faz uma pausa para impressionar e põe um par de luvas pretas e um pequeno chapéu preto) "...de que você seja levado deste lugar para um local de execução e pendurado pelo pescoço até morrer".


"...MAS, como sou um Juiz magnânimo, vou-lhe dar mais uma oportunidade para que aprenda o valor da verdade. Se, no dia da sua execução, você assinar um documento contendo uma única declaração verdadeira, a sentença será comutada para dez anos de detenção. No entanto, se sua declaração for considerada falsa pela Executora-Chefe, a sentença será imediatamente cumprida. E aviso-o..." - acrescentou o Temível, ao ver que suas palavras não impressionavam o fraudador - "... de que a Executora-Chefe é membro do Clube dos Executores Positivistas Lógicos e considerará falsa qualquer bobagem metafísica; assim, não use seus truques contra ela! Você tem um dia para fazer a sua escolha!".


Nesse instante, o júri aplaude o rigor da sentença, e todas as pessoas presentes na sala do tribunal dirigem o olhar para o réu, satisfeitas em ver um vilão como ele receber uma sentença pesada, acompanhada da humilhante declaração pública verdadeira. Mas o Filósofo, estranhamente, sorri com um ar de malícia para o público, ao ser levado para o Corredor da Morte.



Chega o dia da execução, e o fraudador, radiante, assina uma declaração, que é entregue à Executora-Chefe, que a lê com crescente espanto. Rosnando, ela amarrota o papel e ordena que o Filósofo seja libertado, sem que qualquer penalidade lhe seja imposta.



O que o prisioneiro pode ter escrito no documento para salvar-se?











COHEN, Martin. 101 problemas de filosofia. São Paulo: Loyola, 2006. 

COMMENTS

BLOGGER: 5
Loading...

Nome

ateísmo e religião ciência Filosofia história Sem Categoria Ufo arqueologia e Mistérios
false
ltr
item
Rama na Vimana: 101 problemas de Filosofia - "O Juiz Enforcador"
101 problemas de Filosofia - "O Juiz Enforcador"
http://www.andalucia.cc/rehenes/hang.gif
Rama na Vimana
https://ramanavimana.blogspot.com/2010/11/101-problemas-de-filosofia-o-juiz.html
https://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/
http://ramanavimana.blogspot.com/2010/11/101-problemas-de-filosofia-o-juiz.html
true
2052759484535425255
UTF-8
Nenhuma postagem encontrada VER TODAS Continue Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PARTE POSTS Ver todas VEJA TAMBÉM CATEGORIAS ARQUIVO BUSCA TODAS AS POSTAGENS Sua busca não gerou nenhuma postagem Voltar para o início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy